Publicado em

Empoderamento feminino: como ser mulher sem perder a feminilidade

Empoderamento Feminino - Elisandra Cabral

Se você é mulher no século XXI, precisa compreender alguns aspectos básicos do processo de empoderamento feminino. 

Está na moda falar que a mulher tem que ter poder, que tem que se assumir, dominar o mercado de trabalho e o cenário político. E não é feminismo essa afirmação.
Segundo o IBGE, 51,4% da população brasileira é composta por mulheres. Portanto, lutar para que elas tenham força é o mínimo aceitável. 

O que é empoderamento feminino?

Empoderar significa tomar o poder. No entanto, tomar o poder não implica necessariamente em guerrear.E o que mais vemos nesse cenário atual é uma guerra.
Uma disputa em que a mulher, para se elevar, denigre a imagem do homem. Ao fazer isso, torna-se praticamente um deles. Não falamos de sexualidade, mas sim, de feminilidade.
 Empoderamento-Feminino-homens-e-mulheres-lado-a-lado

Qual o significado de feminilidade?

Feminilidade é uma característica que a mulher possui de olhar o mundo de uma maneira mais subjetiva, gentil e graciosa.
Ser feminina não é arrumar as unhas, fazer o cabelo e se vestir de patricinha. Em outras palavras, essa não é uma característica externa.
Internamente ser mulher é observar o detalhe. Ser gentil mesmo em momentos ríspidos. Vencer as guerras com afabilidade.
Não importa qual o tipo de família a que você pertença: mulheres casadas (com homens ou mulheres), com ou sem filhos, divorciadas, separadas, solteiras.A mulher é a sábia que edifica a casa, que gerencia os relacionamentos dos quais participa.
 

Ser mulher é ficar em casa?

Para ter feminilidade e empoderamento, a mulher não precisa, necessariamente, abrir mão de uma carreira profissional. Da mesma maneira que não há problema nenhum em ficar em casa.
A grande questão do empoderamento feminino é justamente essa: fazer com que a mulher seja senhora de si mesma. Ou seja, que você possa escolher se quer ou não trabalhar dentro e fora de casa.
 

Como realizar o empoderamento feminino?

Todos os livros, cursos e palestras motivacionais podem auxiliar no processo de tornar você mais forte. No entanto, somente você pode se empoderar.
Para realizar o empoderamento você precisa perceber que você é importante simplesmente por existir. Não tem que provar nada a ninguém e também não tem que disputar o poder com ninguém.
A maior confusão que é feita nesse sentido é de que é preciso rebaixar o outro para se elevar. Isso não é verdade.
Você precisa escolher as lutas que quer lutar. E a luta mais interessante é aquela em que você se eleva sem ter que passar por cima de ninguém.
Uma mulher empoderada não tem nada contra os homens. Ela apenas prefere ela mesma antes de qualquer outra pessoa. 
Homens e mulheres podem andar lado a lado. Não foram eles que subiram, foi você que se rebaixou. Eleve-se e a relação com eles será diferente.
O empoderamento feminino é o reconhecimento da mulher como a reguladora da espécie, como o cerne do ser humano. E, essencialmente, como um ser afetuoso, gentil e delicado que se ama e que desperta no outro o sentimento do Amor. 
Agora que você já sabe o que é empoderamento feminino, deixe seu comentário abaixo. 
Deixe uma resposta