Publicado em

Natal na empresa: como preparar a melhor festa de fim de ano

Natal na empresa - Elisandra Cabral

Final de ano chegando e é a hora do natal na empresa. As dúvidas para esse momento são enormes e incluem desde os tempos de crise às motivações dos funcionários.

Entretanto, realizar uma confraternização corporativa é uma maneira muito eficiente de lidar com os problemas internos da organização. Você pode aproveitar o momento para conhecer melhor os funcionários e alinhar os times das diferentes equipes de trabalho.

Neste post, trouxemos algumas dicas para você preparar a melhor festa de fim de ano de sua empresa. Confira!

Aprenda a investir no natal da empresa

A primeira ideia que você precisa ter em mente é que o natal na empresa é um investimento e não uma despesa. E, como todo investimento, é necessário planejamento. Por isso, programe o evento com antecedência e fique dentro do orçamento.

Envolva os funcionários para a festa de confraternização

A festa é para os funcionários, portanto, eles precisam estar envolvidos no processo. Faça uma enquete para descobrir o tipo de festa que os funcionários desejam. Deixamos abaixo um pequeno questionário, simples, rápido e objetivo para lhe ajudar.

Natal-na-empresa-Elisandra-Cabral-enquete

Comunique as decisões da festa

Após a análise do questionário, comunique aos empregados o que ficou decido. Chega de ser democrático, não é possível agradar a todos de qualquer forma. Faz parte do trabalho de um líder tomar decisões.

Uma forma interessante de fazer esse comunicado é por meio de um folder digital contendo os principais pontos da festa. E não se esqueça de fazer um convite bem temático.

Integre os participantes da empresa

O grande segredo para o sucesso de qualquer evento está na expectativa daqueles que vão comparecer. As pessoas se preparam para ir a confraternizações. Aposte nisso!

Para promover a maior integração para a festa, crie um grupo de WhatsApp específico para isso ou um evento na página do Facebook.

Insira perguntas diárias que promovam o engajamento dos participantes, como:

  • O que vocês acham de um kit da Cheiro & Cor para sorteio na festa?
  • Onde podemos alugar um vestido legal?
  • Qual a roupa masculina mais adequada para a ocasião?

Natal-na-empresa-Elisandra-Cabral-Cheiro-Cor

Perguntar a respeito de tipos de dinâmicas a serem feitas, pode ser uma boa ideia. Enfatize a intenção de incluir todos os presentes – de maneira opcional, é claro – e evite brincadeiras que possam gerar desconforto para os funcionários como inimigo oculto. E lembre-se: dinâmicas não são obrigatórias no natal da empresa, o bem-estar dos funcionários sim. Se você achar que é melhor, retire-as da programação e deixe os sorteios ou quem sabe até um miniconcurso de dança.

Incentive outros funcionários a colocarem suas dúvidas, postarem fotos com sugestões. Não monopolize o grupo, ok?

Aproveite o momento para o endomarketing

O momento do natal na empresa é uma ferramenta poderosíssima para práticas de endomarketing.

Para isso, aproveite a decoração da festa para fortalecer a identidade da marca, usando as cores da logomarca.

Inclua os empregados na cultura da empresa inserindo valores no evento. Uma pequena apresentação de Power point ou um vídeo interno curto e bem editado são muito bem-vindos. Um discurso rápido e coerente de boas vindas, também. 

Parabenize todos aqueles que atingiram as metas e monte uma única meta genérica para o próximo ano: vender mais!

Se a empresa for lançar um novo produto ou serviço, esse é o momento de comunicar em primeira mão aos funcionários. Faça todo o possível para que eles interajam com a novidade.

Mensure a satisfação dos funcionários com o natal na empresa

Seja criativa na hora de pedir que as pessoas avaliem o evento. Um pequeno questionário enviado por e-mail para aqueles que comparecem à festa, é eficiente e não chateia ninguém.

Com essas dicas, você vai preparar a melhor festa de natal na empresa em sua organização. Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente responde rapidinho.

Deixe uma resposta