Publicado em

Aprenda a prevenir conflitos em sua empresa com 5 passos eficientes

Prevenir conflitos - Elisandra Cabral - feliz ano novo

Começar o ano em sua empresa com o pé direito é um luxo. E você pode desfrutar dele! Para isso, basta aprender a prevenir conflitos. Assim o clima de paz e amor do Ano Novo pode durar o ano inteiro.

Para manter esse ânimo, separamos cinco passos eficientes na prevenção de conflitos empresarias para você aplicar imediatamente na empresa em que trabalha. Confira!

1 – Mostre respeito

O respeito é a base de todo relacionamento humano saudável. No ambiente empresarial não tem como ser diferente.Está na moda dizer que é preciso respeitar as diferenças entre as pessoas. E, apesar do modismo, é verdade.

Quanto maior a organização, maior a diversidade de pessoas, culturas e posturas. Portanto, uma dica interessante é investir na cultura de sua empresa. Já que o local de trabalho parece ser o único ponto em comum entre pessoas tão diferentes, fortaleça a cultura organizacional.

2 – Expresse gratidão para prevenir conflitos

Prevenir-conflitos-Elisandra-Cabral-gratidão

As pessoas gostam de ser agradecidas por aquilo que fazem. Dessa maneira, expressar gratidão pela boa vontade delas é essencial. Ao empoderar um funcionário, por exemplo, expresse gratidão por ele cumprir as obrigações que você atribuiu. A tendência é que ele se esforce a cada dia mais para se autossuperar e ser feliz.

Ao reconhecer a importância dos funcionários, evita-se também o famoso ciúme. É importante que a empresa tenha um programa de ascensão e recompensas pelos quais os funcionários lutem. No entanto, é imprescindível que seja uma disputa saudável, cheia de respeito e gratidão para manter o ambiente harmonizado.

Em harmonia todo mundo ganha mais: a empresa, os funcionários e você.

3 – Assuma erros e aceite críticas construtivas

Assumir os próprios erros é uma demonstração de humildade e, principalmente, de sabedoria. É complicado ter todas as respostas para todas as ocasiões. Portanto, escutar críticas construtivas e voltar atrás pode ser muito produtivo.

Uma dica para colocar isso em prática sem maiores problemas é fazer uma espécie meetup na empresa ao final do expediente. O meetup é uma forma de reunião rápida em que os funcionários falam em até dois minutos como foi o dia deles. Apresentam os principais avanços, as maiores dificuldades e expõem suas sugestões.

Existe meetup para todo tipo de gueto e de tema, crie um para a sua empresa. Aproveite o momento para assumir seus erros e ouvir soluções. Assim você vai prevenir conflitos, inclusive de interesses.

4 – Seja proativo

Prevenir-conflitos-Elisandra-Cabral-proatividade

A proatividade é a qualidade de prever os problemas que estão para acontecer. Um funcionário deve ser capaz de enxergar o todo e ao mesmo tempo focar em suas tarefas.

É importante dizer que ser proativo não é fazer o trabalho de outra pessoa e muito menos passar por cima dela. Até para ter qualidade é necessária cautela. Observe sempre se não está passando por cima de ninguém quando decidir resolver uma questão que não está ligada diretamente às suas atividades.

5 – Resolva os desafetos em particular

Sabe aquele ditado que diz “elogie em público, critique em particular”? ou aquele mais antigo que versa “roupa suja se lava em casa”?  Então, aplique-o.

Se você tem um desafeto no trabalho, procure-o e converse. O diálogo ajuda a prevenir conflitos maiores.

Uma ideia da psicologia importante é que quando for resolver problemas, conte ao seu desafeto a respeito do seu sentimento. Como, “eu vim aqui falar com você do meu sentimento de tristeza por essa situação X”.

Acusar o outro, coloca-o em posição de defesa. Quando você chega e fala a respeito de si mesmo, essa barreira é quebrada.

Prevenir conflitos é uma arte que vale a pena aprender. O clima organizacional merece ser mantido em harmonia. Agora que você já aprendeu os cinco passos eficientes prevenir conflitos, assine nosso newsletter e fique por dentro dessas dicas direto em sua caixa de entrada. É só deixar seu email aqui.

Deixe uma resposta