Publicado em

10 superdicas de preparo de slides para falar em público

superdicas - falar em público - elisandra cabral

Você vai fazer uma apresentação para a equipe de sua empresa ou mesmo para um evento maior. Já sabe quais as técnicas de oratória que funcionam e já fez toda a preparação prévia. Agora é hora de cuidar do apoio visual.

A forma mais comum de apoio para apresentação de palestras é a utilização de slides. O problema é que existem tantas maneiras de prepara-los que você está confuso. Chega de preocupações! Neste post, separamos 10 superdicas para você preparar slides eficientes antes de falar em público.

1-Coloque um título

A sua apresentação vai precisar de um título geral, que vai no primeiro slide. Nos demais, é importante colocar subtítulos para que o público saiba o assunto que está sendo abordado.

superdicas-falar-em-público-elisandra-cabral-título

2-Faça legendas

Fazer legendas é útil no momento de preparação da apresentação. Isso porque ao colocar a legenda, você vai decorando o que deve ser dito em cada slide.

3-Escreva em letras legíveis

Fazer uma apresentação com fontes diferenciadas tudo bem. No entanto, é preciso checar se elas são legíveis. Para isso, escreva o alfabeto inteiro naquela fonte e veja se não há nenhuma confusão de letras.

superdicas-falar-em-público-elisandra-cabral-escolha-fontes

4-Limite a quantidade de tamanho das letras

A apresentação tem que ser padronizada para que fique claro ao público a mensagem que está sendo passada. Por isso, faça um gabarito com o tamanho das letras que for utilizar.

superdicas-falar-em-público-elisandra-cabral-gabarito-fontes

5-Componha frases curtas para falar em público

Tudo o que estiver escrito no slide, o público quer ler. Se existem frases muito longas, além do risco de ficarem confusas, há o fato de que o leitor vai prestar mais atenção no slide do que em você.

Componha frases com sujeito, verbo, predicado e ponto final. Assim a mensagem ficará simples, direta, concisa e eficiente.

6- Use poucas linhas

Se existe algo deselegante em apresentações é um slide cheio de escritos. Tão cheio que dá preguiça de ler!

Usar poucas linhas faz com que você se lembre do que precisa ser dito. Chame a atenção dos expectadores para slide contendo apenas o essencial. Deixe que o foco da palestra seja você!

7- Insira apenas uma ideia em cada slide

Slide é parecido com parágrafo na língua portuguesa: uma ideia, um slide. A apresentação pode ter quantos slides você quiser, mas é preciso que cada um deles contenha uma única mensagem.

Assim o público entende perfeitamente aquilo que você quer transmitir.

superdicas-falar-em-público-elisandra-cabral-mensagem-eficiente

8- Utilize as superdicas de cores

Pode até parecer misticismo, mas o fato é que o uso de cores tem funções pré-determinadas. A imagem que se quer passar em uma apresentação é feita por um conjunto de fatores. Esses incluem tanto as letras, quanto as imagens e suas cores.

Aposte no azul para mostrar inovação e no verde, para eficiência. Já para chamar a atenção utilize o laranja e até mesmo o vermelho. Para alegrar o ambiente, tente um amarelo. E assim, sucessivamente.

Vale a pena dar uma olhadinha na cromoterapia antes de combinar letras, pano de fundo e imagens em slides.

superdicas-falar-em-público-elisandra-cabral-cores

9- Padronize uma ilustração por slide

O mesmo das ideias é válido para as ilustrações. Uma imagem por slide para não ficar confuso.

Pode usar montagem, gif e até mesmo gráficos e vídeos. Desde que seja mantido o padrão de uma imagem por slide.

superdicas-falar-em-público-elisandra-cabral-padronização-imagem

10- Retire tudo o que prejudicar a compreensão da mensagem

Já viu aqueles slides em que a pessoa inventa tanta moda que no final ninguém sabe qual a serventia daquela mensagem?

Quando revisar a sua apresentação, retire tudo aquilo que possa parecer confuso ou cheio demais. É melhor ter que refazer os slides antes do que durante a palestra, não é mesmo?

superdicas-falar-em-público-elisandra-cabral-slide-final

Com essas 10 superdicas, certamente a sua próxima apresentação será um sucesso. Falar em público é uma arte, por isso, aproveite a visita para deixar uma dica para a gente também. Contamos com você!

Deixe uma resposta